quinta-feira, 1 de abril de 2010

Circo Jaguary

De Pequenas Lonas

Mesmo depois de inúmeras visitas e várias chamadas telefônicas, os filhos do dono do circo não autorizaram que filmássemos lá. Embora apresentássemos explicações sobre a natureza do projeto, eles estavam totalmente desconfiados do que faríamos com estas imagens. Segunda as palavras da filha do dono: “Alguma vantagem vocês levarão sobre nós...”

No inicio, fica um certo ressentimento por não ter conseguido convencê-los de que temos boas intenções e só queremos divulgar o trabalho dos bravos pequenos circos que, mesmo sem recurso algum, cruzam este país levando risos para quem já não tem mais motivos pra rir.... Depois, vem a compreensão de que não dá pra ter raiva deste povo que já apanhou tanto, já sofreu tanto, já foi tão maltratado a ponto de desconfiar de qualquer um que se aproxima. No fundo, eles sofrem os mesmos problemas que as populações das cidadezinhas e vilarejos por onde se apresentam.

Fazer o quê? Seguir viagem...

3 comentários:

  1. Primeiramente, quero deixar claro que acho muito interessante a iniciativa de visitar os circos de nosso país, no entanto, não julgo apropriada a forma com que citaram o Circo Jaguary. Optar pela não filmagem foi uma escolha deles, a qual tinham total e pleno direito de assim agir. Mas isto não justifica a passagem "Não dá pra ter raiva deste povo que já apanhou tanto, já sofreu tanto, já foi tão maltratado a ponto de desconfiar de qualquer um que se aproxima". "Este povo" tem nome, trabalha honestamente, é uma família linda e unida e tem mesmo que fazer valer os seus direitos, mesmo que outros não concordem. Onde é citado "já sofreu tanto, já apanhou tanto", ora! Quem é que não sofreu e apanhou pela vida? Eu e todo o restante da população estamos aqui para provar isto e o fato deles não concederem a entrevista não pode se basear em momento algum neste pressuposto. Não quiseram e ponto. Direito deles. Não julgo nem necessário citar os circos que optam por esta escolha. E para aqueles que não conhecem o Circo Jaguary, por favor, não façam mau juízo baseados neste post. Trata-se de um circo brilhante, com integrantes providos de um carisma e talento inigualáveis e, em detrimento do que foi divulagado, conquistam praticamente todas as cidades que visitam. Minha cidade, por exemplo, Goianá louva pela volta deles. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que foi dito pela Patricia Lanini :D

    ResponderExcluir
  3. concordo com a Patrícia , cada um tem o dreito de escolher o que " e melhor para ele " , se o pessoal desse circo fantastico acha que isso e o melhor para eles e melhor voces respeiarem a DECISÃO Deles sem critica-lós.

    :}

    Essa e minha opinião!

    ResponderExcluir